áreas de atuação

Traumatologia e Ortopedia

Somos uma equipe preparada para prestar um atendimento de qualidade.
Aqui, você conta com profissionais especializados em todas as áreas de Traumatologia e Ortopedia.

Mão e Punho

Principais patologias

01

Fraturas

Fraturas tipicamente causam dificuldade em movimentar a mão, além de dor, inchaço e hematoma. Geralmente são causadas por impactos fortes ou movimentos exagerados que causam a fratura nos ossos da mão e do punho.

Há diferentes tipos de fraturas nas mãos, como as estáveis, quando os pedaços dos ossos estão alinhados ou até mesmo expostas, quando um há comunicação do meio externo (por meio de lesão de pele) com o osso fraturado.

02

Síndrome do Túnel do Carpo

Causada tipicamente por alterações hormonais, como as que ocorrem com doenças da tireoide, ou outros distúrbios decorrentes de outras doenças como artrite reumatoide e diabetes, assim como inchaços e luxações que envolvem os tendões flexores durante a gravidez, a Síndrome do Túnel do Carpo pode causar dores, dormência, formigamento, fraqueza e alterações de destreza e, na maioria das vezes, são piores à noite.

O tratamento tipicamente envolve injeções, mas em casos mais graves pode ser recomendado a cirurgia.

03

Osteoartrite da Mão

Forma comum de artrite, uma doença degenerativa da articulação. Algumas outras patologias como gota e infecções podem causar artrite nas mãos.

O tratamento envolve repouso e uso de talas e suportes. Só é considerado cirurgia em situações onde os tratamentos tradicionais não contribuem para o alívio dos sintomas.

Joelho

Principais patologias

01

Artrose do joelho

A artrose consiste na inflamação e degeneração das articulações (juntas) do organismo, o que afeta a cartilagem e os tecidos do joelho. O processo de inflamação leva à dor, rigidez e perda da mobilidade. Geralmente, as articulações mais acometidas são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos.

O tratamento pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares, que vão ajudar na restauração da articulação. Além disso, é importante realizar fisioterapia e, nos casos mais graves, pode-se recorrer à infiltração com corticóides ou a uma cirurgia.

02

Lesão do Menisco

O menisco é exposto a forças que o desgastam com o tempo, até o ponto que ele pode romper ou rasgar.
Visto que, é uma estrutura que serve para amortecer os impactos que o joelho sofre.

As lesões decorrentes de traumas, frequentemente, são tratadas com cirurgia, que pode ser sutura do menisco, meniscectomia ou transplante de menisco.

03

Lesão do ligamento cruzado anterior - LCA

A ruptura do LCA pode ocorrer sem contato, quando o ligamento rompe após a desaceleração abrupta durante um movimento de rotação do corpo. Como também, por lesão com contato, em que o ligamento rompe após receber uma pancada.

Esses traumas, geralmente, são derivados de práticas esportivas.

Portanto, em atletas, o tratamento consiste na reconstrução do LCA utilizando um enxerto de tendão retirado do próprio paciente.

 

Artrose do joelho
Lesão do menisco
Lesão do ligamento cruzado

Quadril

Principais patologias

01

Fratura transtrocanterianas

Estas fraturas, geralmente, ocorrem devido a quedas, em uma região logo abaixo do colo femoral. O quadro clínico típico consiste em dor no quadril, incapacidade de levantar do chão ou de apoiar o membro afetado, pois se encontra encurtado e com o pé rodado para fora.
O tratamento dessas fraturas é eminentemente cirúrgico.

02

Osteoartrite

É a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

Os primeiros sintomas são a dor no quadril, geralmente, na parte interna da coxa, podendo ir para a virilha.

O tratamento requer uma avaliação minuciosa para encontrar a causa.

 

03

Osteonecrose

É quando ocorre a necrose da cabeça do fêmur, causada por uma interrupção significativa do fluxo sangüíneo, ou seja, um infarto ósseo.

Pode ser causada por um trauma, como também, após uma fratura do colo do fêmur ou após uma luxação traumática do quadril.

O tratamento deve ser iniciado precocemente, com restrição de impacto e medicação para dor.

Fratura Transtrocanterianas
Osteoartrite

Ombro e cotovelo

Principais patologias

01

Contusão

É uma lesão nos tecidos e na musculatura que, geralmente, é causada por um trauma direto, resultando em dor  local e inchaço.

O tratamento é simples, geralmente, com o uso de gelo e pomada. 

02

Luxação

É quando a lesão atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, ocorrendo um deslocamento de um ou mais ossos, provocando a dor.

Geralmente, é resolvido realocando o osso para a posição correta, o que por vezes, pode ser necessário imobilizar o local.

03

Ruptura do manguito rotador

O manguito rotador é formado por quatro músculos que mantêm o úmero (osso do braço) encaixado na escápula, ajudando a manter o ombro estável.

A lesão ocorre quando há uma distensão ou ruptura dos tendões, processos inflamatórios e irritação crônica. O que pode causar enfraquecimento de algumas áreas, podendo evoluir para o rompimento das fibras.

O tratamento pode ocorrer mediante medicação, repouso e reabilitação ou cirurgia.

Contusão
Luxação
Ruptura do manguito rotador

Pé e tornozelo

Principais patologias

01

Entorse de tornozelo

É quando a pessoa “pisa em falso”, virando o pé para fora, resultando em dor, inchaço, sensibilidade e dificuldade para caminhar.

O tratamento deve ser de acordo com a gravidade e duração dos sintomas. Em casos mais graves, é necessário imobilizar o pé com uma tala ou gesso, assim como, realizar fisioterapia.

02

Joanete

É uma saliência óssea que cresce na articulação na base do dedão do pé.

Os sintomas costumam ser dores nas juntas, calo, inchaço, vermelhidão e dor.

O tratamento inicial previne a evolução. Em casos mais avançados, pode ser necessário cirurgia. 

 

03

Tendinite de Aquiles

É a inflamação do tendão de Aquiles ou do seu revestimento. O que causa dificuldade para caminhar, intensa dor na panturrilha, no calcanhar e na extensão do tendão.

O tratamento, geralmente, é feito com medicamentos,  compressas e repouso.

Entorse de tornozelo
Joanete

Coluna

Principais patologias

01

Escoliose

É uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras. Geralmente, ocorre devido a má postura. 

Na escoliose estrutural, a deformidade óssea está correlacionada com um problema congênito ou adquirido, afetando determinado segmento da coluna. Já, na funcional, a estrutura óssea permanece preservada.  As curvaturas surgem a fim de compensar os desajustes causados por um distúrbio em outra parte do corpo. 

Geralmente, são flexíveis e podem ser corrigidas com tratamento.

02

Hérnia de Disco

É uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, provocando dores nas costas e alterações de sensibilidade nas coxas, pernas e pés. Ela se manifesta de três formas: protrusas, extrusas e sequestradas.

O diagnóstico considera as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico.

Em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. Sendo tratado com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, repouso, fisioterapia e acupuntura.

03

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica, em que ocorre a diminuição progressiva da densidade óssea e o aumento do risco de fraturas.

As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna, fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Para realizar o tratamento é preciso determinar o que provocou a condição.

Escoliose
Hérnia de disco
Osteoporose